O novo programa de trabalho Horizonte 2020 da União Europeia inclui um investimento de um milhão de euros destinados ao conhecimento e inovação na agricultura, alimentação e desenvolvimento rural.
Este investimento permite financiar projetos de investigação e inovação que contribuam para proteger o ecossistema, valorizar os recursos genéticos e de adaptação às alterações climáticas.
Os projetos que promovam uma nova geração de atores rurais e cadeias de valor melhor conectadas, mais ecológicas, mais circulares e melhor apoiadas por um novo conjunto de políticas modernizadas também vão beneficiar deste novo financiamento.
O Horizonte 2020 é o programa quadro da União Europeia (UE) para a investigação e a inovação, cuja nova programação de trabalho abarca os últimos três anos do programa de 2018-2020.
As oportunidades de financiamento para programas relacionados com a agricultura e o desenvolvimento rural centram-se, principalmente, nos temas de segurança alimentar, sustentabilidade e renascimento rural, com algumas oportunidades adicionais sob o título de tecnologias da informação e a comunicação (TIC).
Estas convocatórias baseiam-se numa abordagem estratégica a longo prazo da investigação e a inovação agrícolas da UE, publicado em 2016.
As suas prioridades também estão fortemente alinhadas com os atuais e futuros objetivos da política agrícola comum (PAC). Isso inclui ajudar o setor agrícola a ser mais inteligente, mais resistente e ambientalmente sustentável, encorajando os mais jovens a envolverem-se na agricultura e a vida rural e fortalecer a vida socioeconómica nas zonas rurais.
Fonte: Agrodigital