Foi dado a conhecer, no passado dia 21 de setembro, o produto final resultante da destilação do fruto no âmbito do projeto “Reviver Tradições”, desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia e com a Câmara Municipal de Monchique.
A aguardente de medronho foi produzida a partir dos mais de 270kg de medronho colhidos pela comunidade local durante a realização desta ação em 2017 e 2018, na propriedade “Águas Alves”, em Monchique.
"O projeto reuniu, ao longo das duas últimas edições, vários seniores e colaboradores da Santa Casa da Misericórdia, na sua maioria naturais da zona de Monchique, permitindo-lhes num só dia reviver a tradição da colheita de medronho na floresta, tendo o fruto sido encaminhado, depois de colhido, para o processo de fermentação, destilação e produção de aguardente_", é possível ler-se no comunicado emitido pela organização. Ao longo das duas edições, esta iniciativa contou com a participação de mais de 50 pessoas.
Este ano, a The Navigator Company dará continuidade à ação de colheita de medronho, estando prevista a sua realização em outubro/novembro. A propriedade “Águas Alves”, em Monchique, pertence ao património florestal da The Navigator Company, sendo os medronheiros uma espécie que existe em elevada abundância nesta região do país.
Ler Artigo Original
Fonte: Agrotec