A Tecfresh’17 – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas, evento que se realiza no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 16 a 18 de novembro, vai ser palco no dia 18 da cerimónia de entrega de prémios dos Concursos Nacionais decorreram no CNEMA em outubro, como o 6º Concurso Nacional de Doces de Fruta Tradicionais Portugueses, o 2º Concurso Nacional de Aguardentes não Vínicas Tradicionais Portuguesas e o 6º Concurso Nacional de Frutos Secos Tradicionais Portugueses.
Estas iniciativas, que o CNEMA realizou em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, tiveram como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.
Com a realização destas atividades o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas pretendeu premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses.
Exposição Comercial
Orientada para profissionais a Tecfresh’17 visa concentrar empresas, instituições e associações, com produtos e serviços destinados a este tipo de mercado.
Representa uma oportunidade para as empresas e demais organizações partilharem com os seus atuais e potenciais clientes os produtos e serviços de que dispõem, sendo um centro de negócios por excelência.
A Tecfresh’17 tem como público-alvo profissionais como Agricultores, Empresários Agrícolas, Engenheiros Agrónomos, Engenheiros Mecânicos, Estudantes do Ensino Profissional e Ensino Superior, Fruticultores e Horticultores, e todos quantos se encontrem ligados ao Mundo Rural.
Tecfresh’17
A realização da Tecfresh’17 enquadra-se na necessidade de proporcionar aos agentes económicos um local de encontro e que possa ser um polo de debate sobre as questões essenciais do setor.
Recorde-se que este mercado tem tido uma evolução gradual ao longo da última década em Portugal.
Nos últimos dez anos, as exportações de Frutas e Hortícolas tiveram um crescimento médio de 9% nos produtos hortícolas, 13, 3% nas frutas e 11,2 % nos preparados com base em fruta, hortícolas e outras plantas.
O evento pretende ser um ponto de encontro entre profissionais do sector e tem como intuito ser uma ponte para estabelecer relações comerciais entre empresas, discutir negócios e uma forma de apresentar as novidades relacionadas com este mercado.
Congressos e Seminários
O certame vai receber um conjunto de conferências e seminários que têm como objetivo discutir e apresentar problemas relacionadas com o setor e com o mercado envolvente.
A realização destas iniciativas durante a Tecfresh’17 tem como intuito a participação de agricultores em geral e fruticultores e horticultores em particular, entre outros, para que possam partilhar experiências e debater o presente e o futuro do sector hortofrutícola.
No primeiro dia do certame, 16 de novembro, realce para o IV Congresso Nacional de Fruticultura e Horticultura, organizado pela CAP, e que decorre entre as 09h00 e as 18h00.
A participação é gratuita mas carece de inscrição, que poderá ser efetuada através do site www.tecfresh.pt.
O tema central desta IV Gala será a unicidade das frutas e hortícolas de Portugal, não só devido às suas características de qualidade únicas, como a valorização que os nossos produtos conseguem nos mais exigentes mercados espalhados pelo mundo.