A sessão de divulgação do projeto realizou-se no passado dia 29 de novembro, no campus de Vairão.
Durante o evento foram apresentados os resultados relativos ao crescimento, fisiologia, produção e qualidade FQ; à expressão de genes e nutrição mineral; à patologia vegetal; e sobre os aspetos relacionados com o processamento e microbiologia.
No final, os participantes puderam visitar a estufa experimental de morango, que possui um sistema semihidropónico e solo.
O projeto Strawberry + foi iniciado em dezembro de 2016 e tem como objetivo encontrar novas abordagens para impulsionar a qualidade do morango desde o campo até à indústria.
O morango (Fragaria ananassa Duch) é o fruto de eleição da indústria de preparados de fruta, sendo que na Frulact este representa mais de 40% da qualidade total dos frutos adquiridos.
Atendendo à enorme competitividade na indústria agroalimentar, este setor tem de estar constantemente a ir de encontro as expetativas de um consumidor cada vez mais exigente ao nível de aditivos utilizados, do impacto ambiental da produção de matérias-primas e dos processos e ávido por experimentar novos produtos. Como tal, é fundamental perceber se é possível aumentar a qualidade intrínseca da matéria-prima e diminuir a sua contaminação durante o período de produção e pós-colheita, assim como apostar em produtos inovadores.
O projeto termina em junho do próximo ano.
Pode saber mais sobre o Strawberry + no artigo publicado na Agrotec.
Ler Artigo Original
Fonte: Agrotec