Sabe quem foram os empreendedores agrícolas tecnológicos de 2016?

0

A Vida Rural foi à procura dos principais empreendedores na área tecnológica que estão a apostar no desenvolvimento de soluções para a agricultura. Se perdeu o nosso dossier especial sobre esta temática recorde agora quem são e o que fazem estas startups que prometem revolucionar a gestão das explorações agrícolas. E saiba ainda quem fez a diferença no evento tecnológico do ano: a Web Summit!

O WiseCrop é um sistema de apoio à decisão do agricultor, baseado numa tecnologia inovadora de envio de dados sem fios que os jovens Tiago Sá e Sandro Vale desenvolveram na universidade. A tecnologia baseia-se numa série de sensores que são instalados, podendo integrar qualquer tipo de sensor que exista no mercado, que dão informações como temperatura, humidade, velocidade e direção do vento, radiação solar, humidade do solo, entre outras, sendo disponibilizadas online desde o momento da instalação do sistema e podendo ser exportadas para tratamento posterior.

Começou como uma brincadeira durante um mestrado de robótica e acabou na criação da CoolFarm, uma empresa vocacionada para apoiar estufas ou ‘armazéns’ de produção agrícola em hidroponia, gerindo várias funções e permitindo poupar água e fertilizantes.

A Tri4move está a comercializar modelos veículos não poluentes, elegíveis para o PDR 2020 no âmbito das energias renováveis, apropriados para trabalhos em estufas mas também como veículo de carga, e bem adaptados a culturas específicas como a vinha. A ideia é substituir, com um investimento menor, um pequeno trator, com a vantagem ambiental.

O portal Agrozapp é o segundo produto destinado ao setor agrícola desenvolvido pela Impactwave, que presta serviços de consultoria digital, desenvolvendo soluções flexíveis e personalizadas para Internet e dispositivos móveis, que se adaptam às necessidades dos clientes.

Agroop Operacional é um software que pode ser instalado no smartphone e onde o agricultor, após caraterizar a exploração, culturas e recursos disponíveis, entre outras informações, pode registar todas as operações culturais, identificando o que foi feito, por quem e durante quanto tempo. A aplicação gera gráficos que vão apresentando os custos associados, incluindo consumos de água e eletricidade.

Inspirada no conhecido jogo Farmville, o MyFarm surgiu no âmbito da cadeira de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Beja, quando seis alunos decidiram criar uma empresa para que os ‘urbanos’ pudessem ter hortas reais, ajudando assim os pequenos produtores a escoarem os seus produtos. Mas a ideia foi mais longe.

Sabia que duas startups portuguesas que estão a desenvolver soluções destinadas à agricultura ficaram no top 8 das empresas que mais pedidos de reuniões receberam antes da cimeira Web Summit começar?

O post Sabe quem foram os empreendedores agrícolas tecnológicos de 2016? aparece primeiro no Vida Rural.

Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com