–
Agricultura sintrópica, vespa asiática, citrinos ancestrais, microvegetais e abacate foram os temas mais procurados pelos leitores digitais da VIDA RURAL em 2019. Saiba quais foram as notícias mais lidas e releia o nosso top 5.
“A água também se planta”
Com as alterações climáticas na ordem do dia, a agricultura sintrópica praticada por Ernst Götsch parece fazer cada vez mais sentido. O suíço, radicado no Brasil, esteve em Portugal numa conferência onde explicou que o sistema de agrofloresta é o ideal para enfrentar estes desafios porque a consociação de culturas agrícolas e de floresta, de forma estruturada e adaptada ao local, alimenta o solo e dá-lhe a humidade necessária para as plantas crescerem sem necessidade de rega.
Portugueses criam armadilha para destruir ninhos de vespa-asiática
Um grupo de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, criou uma armadilha para destruir os ninhos de vespa-asiática – o Arma4Vespa.
As armadilhas, na forma de pequenas esferas, são confundidas com o tórax das abelhas, levando as vespas até ao seu ninho para depois libertar um biocida que as mata.
Sabe o que são citrinos ancestrais?
Fomos conhecer Vera Pádua e João Rosado, um casal que têm perto de 100 variedades de citrinos antigos, produzidos numa quinta no centro da Amareleja. Quase todas são provenientes do Japão e da Ásia e fazem as delícias dos chefs em Portugal e França.
Microvegetais e flores comestíveis à medida dos chefs
Tomás Lancastre, CEO e fundador da MicroGreens, produz microvegetais e flores comestíveis para quase todos os chefs que trabalham em Portugal. Uma produção de elevada qualidade, para 250 clientes e que, em 2018, rendeu 420 mil euros.
Granfer vai produzir abacate no Alentejo
A Granfer, empresa de Óbidos especializada na produção e comercialização de frutícolas, está a investir na plantação de um pomar de abacateem Alcácer do Sal. O projeto resulta de uma parceria com a gigante sul africana Westfalia, com quem foi feita uma joint venture para a criação de uma empresa especializada na produção de abacate: a Westfalia Fruit Iberia.
Ler Artigo Original
Fonte: Vida Rural