–
Nasceu em fevereiro deste ano e quer oferecer experiências de produção agrícola com produtores e agricultores locais a pessoas com interesse em conhecer a origem dos produtos que consomem. Isso mesmo: apresentamos-lhe o ‘Campónio’, um projeto de um engenheiro do Ambiente que quer levar as pessoas a conhecer o processo produtivo de vários produtos agrícolas.
“A criação do Campónio surge da necessidade de muitas pessoas, particularmente nos centros urbanos, conhecerem a verdadeira origem dos produtos que consomem diariamente. Essa aquisição de conhecimento é realizada através de experiências diretamente com os principais intervenientes do campo – os produtores e agricultores locais – e incluí visita às produções agrícolas, workshops práticos, experiências de colheita e degustação/almoço nas próprias produções agrícolas”, diz Estêvão Anacleto, fundador do Campónio.
Foi em junho de 2016, após várias visitas a explorações agrícolas, que Estêvão Anacleto, licenciado em Engenharia do Ambiente, teve a ideia de criar uma plataforma que permitisse a qualquer pessoa visitar e conhecer os verdadeiros produtores agrícolas locais, dando a oportunidade a estes de comercializarem diretamente os seus produtos.
Atualmente, a empresa disponibiliza nove experiências diferentes: acompanhar o processo de criação de cogumelos shiitake; conhecer uma exploração de framboesas; ver como se criam morangos suspensos; visitar uma exploração de ervas aromáticas biológicas; ver como se produzem caracóis em estufa; conhecer os processos inerentes a uma quinta biológica; participar na elaboração de cerveja artesanal; saber como como se plantam hortícolas sem solo; e fazer um passeio de barco no Tejo até à quinta.
“A estratégia do Campónio centra-se na aposta na variedade das experiências, nas várias áreas da agricultura. Acreditamos que temos um produto diferenciador, tanto para o mercado nacional como internacional. Cada vez mais se torna importante conhecer a origem dos alimentos que consumimos diariamente, as pessoas devem estar informadas, devem conhecer quem produz, como é produzido e como chega à nossa mesa, esta é a base do crescimento que se tem verificado no consumo de alimentos saudáveis e na introdução de dietas que potenciam estilos de vida saudáveis. Esta é uma indústria em expansão onde temos, uma vez mais, a oportunidade de provar o valor e o talento nacional através dos nossos produtores locais”, acrescenta Estêvão Anacleto, Fundador do Campónio.
Os preços das experiências começam nos 35 euros, com experiências gratuitas para crianças.