–
Este ano deverão ser produzidas 116 mil pipas de Vinho do Porto, menos duas mil do que na campanha anterior. Os dados são do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), que acaba de publicar as suas previsões para a vindima de 2018.
Esta é a primeira vez que a produção de Vinho do Porto regista uma quebra desde 2011, altura em que foram produzidas 85 mil pipas.
Manuel de Novaes Cabral, presidente do IVDP, sublinha que “tendo em conta o contexto das vendas e a valorização de stocks, há uma ligeira diminuição do valor estabelecido para o benefício, em relação ao ano passado. O resultado desta reunião transmite a estabilidade entre a produção e o comércio, sempre com o objetivo comum da proteção das Denominações de Origem Porto e Douro.”
O IVDP diz ainda que, em 2017, as empresas produtoras de Vinho do Porto registaram uma quebra nas exportações em volume (-0,9%), mas um aumento em valor (+1,2%), com o preço a fixar-se nos 4,84 euros por litro, num total de 312,2 milhões de euros em vendas ao exterior. O Vinho do Porto representa cerca de 40% das exportações nacionais de vinhos.