O Primeiro Training Centre do Colégio Europeu de Microbiologia Veterinária e Diploma Europeu em Microbiologia Veterinária foi validado para instalação no Laboratório desta especialidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Esta distinção, primeira em Portugal, foi autorizada pelo Ínterim Executive Committee do Colégio Europeu de Microbiologia Veterinária, entidade que tem como função a garantia e atualização da qualidade dos Especialistas Veterinários Europeus em Microbiologia Veterinária.
Neste seguimento, Portugal e a UTAD surgem agora incluídos na lista dos 11 países com possibilidade de obtenção do título de “Especialista em Microbiologia Veterinária”.
Destaca-se, ainda, a menção ao título de Diplomada Europeia em Microbiologia Veterinária, atribuído a Patrícia Alexandra Curado Quintas Dinis Poeta, docente e investigadora na UTAD, desde 1997, onde tem lecionado as Unidades Curriculares da área da Microbiologia Médica e que irá desempenhar as funções de Diretora do Training Centre na UTAD.
«Este facto, relevante para a ciência e ensino superior em Portugal, mostra o reconhecimento com impacto nacional e internacional da UTAD no domínio das ciências veterinárias, nomeadamente em conexão com os cursos de Mestrado Integrado e Doutoramento em Ciências Veterinárias», revela a UTAD, em comunicado.