A AFLOSOR – Associação de Produtores Agroflorestais da Região de Ponte de Sor, organiza no âmbito do GO PLATISOR, o Workshop – Investigação e Inovação aplicadas ao Montado de Sobro, no dia 5 de julho, no Auditório Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.
O workshop irá abordar os seguintes temas: os complexos e delicados ecossistemas dos montados de sobro e a sua importância económica, social e ecológica em Portugal; o agravamento do estado sanitário dos montados de sobro e o seu declínio acentuado; a constante procura de soluções inovadoras aos níveis produtivo e tecnológico; os novos desafios.
A importância económica deste setor, vai muito para além das explorações suberícolas, representando atualmente uma fatia muito significativa na economia do país e nas exportações nacionais.
A nível de investigação, a iniciativa contará com abordagem a projetos de investigação relacionados com a sanidade do montado.
Alguns projetos designados como iniciativas da produção, através das suas associações, como é o caso do PLATISOR, que visa investigação do Platypus cylindrus, causador de muita mortalidade em sobreiros; e outros que visam a aquisição de conhecimentos sobre outros agentes causadores de mortalidade.
São projetos que juntam em consórcio, a produção, as associações, os investigadores e até empresas privadas, em prol do conhecimento e da busca por soluções.
No campo da inovação serão apresentados e debatidos novos conceitos tecnológicos e ambientais. Perspetiva futura do mercado da cortiça, dos seus usos e contributos.
Num contexto de definições de novas políticas agrícolas, dar-se-á a conhecer o contributo que o montado de sobro pode dar para a definição de algumas dessas políticas, como os eco esquemas. Mostra da perspetiva de produção, de como os sistemas agroflorestais extensivos podem contribuir para uma política agrícola, mais verde e diferenciadora.
Ler Artigo Original
Fonte: Agrotec