As candidaturas serão abertas durante o mês de janeiro.
Região Saloia
O Grupo de Acção Local A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), tem cerca de 65 mil euros para apoio à diversificação de actividades nas explorações agrícolas.
Desde a sua criação, em 2015, a A2S tem-se vindo a afirmar como agente de desenvolvimento local da região saloia. No âmbito das suas atribuições, realizou inúmeras atividades de animação territorial, iniciou a avaliação e gestão do ciclo de vida de projetos de investimento, organizou e participou em eventos, integrou redes nacionais e internacionais, produziu informação e materiais de apoio, desenvolveu canais próprios de comunicação e foi notícia nos media de âmbito local e nacional.
As candidaturas apresentadas devem prosseguir o objetivo de estimular o desenvolvimento, nas explorações agrícolas, de atividades que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas previstos no anexo I do TFUE (Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia), visando criar novas fontes de rendimento e emprego.
As áreas elegíveis inserem-se nos concelhos de Loures, Mafra e Sintra.
Terras de Santa Maria
O Grupo de Acção Local Adritem — Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), tem cerca de 327 mil euros também disponíveis para apoiar a diversificação de atividades nas explorações agrícolas.
Para este montante, as atividades elegíveis relacionam-se com unidades de alojamento turístico nas tipologias de turismo de habitação, turismo no espaço rural nos grupos de agroturismo ou casas de campo, alojamento local, parques de campismo e caravanismo e de turismo de natureza; serviços de recreação e de lazer; outras CAE definidas pelo GAL Adritem.
As áreas elegíveis inserem-se nos concelhos de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Gondomar e Valongo.
Coimbra
Já o Grupo de Acção Local CoimbraMaisFuturo – CMF – Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), tem 200 mil euros para apoio a pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas.
As candidaturas apresentadas devem contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas de transformação e comercialização de produtos agrícolas.
A área elegível insere-se no concelho de Coimbra.
As candidaturas aos diferentes apoios podem ser realizadas no site do PDR 2020.
Aveiro Sul
O Grupo de Acção Local Aveiro Sul, dinamizado pela AIDA — Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) tem cerca de 184 mil euros para apoio a pequenos investimentos nas explorações agrícolas.
As candidaturas apresentadas devem prosseguir o objetivo de promover a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores e contribuir para o processo de modernização e de capacitação das empresas do sector agrícola.
Não são admissíveis investimentos na instalação de culturas permanentes regadas em terrenos adjacentes a perímetros de rega de Aproveitamentos Hidroagrícolas, quando tenham origem de água a título precário, proveniente destes.
As áreas elegíveis inserem-se nos concelhos de Anadia, Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos.
Em atualização
Ler Artigo Original
Fonte: Agrotec