–
A três semanas das eleições europeias, os agricultores e as cooperativas agrícolas da União Europeia (UE), representados pelo COPA e pela COGECA, lançaram um manifesto que tem como objetivo incentivar a comunidade agrícola europeia a votar. De acordo com os agricultores europeus, “a agricultura é uma solução para muitos desafios sociais, políticos, ambientais e económicos”.
Pekka Pesonen, Secretário-geral do COPA-COGECA, e um dos signatários do manifesto intitulado WeFarm4EU, defendeu durante a sua apresentação pública que “o próximo ciclo político 2019/2024 tem o poder de determinar o modelo agrícola europeu para as próximas gerações. Enfrentaremos debates difíceis sobre a renovação geracional, o baixo rendimento agrícola, as práticas agronómicas futuras, a volatilidade do mercado e os efeitos das alterações climáticas. Estamos conscientes dos desafios e dispostos a abordá-los e a enfrentar as mudanças que temos pela frente. Nos últimos 60 anos, a Política Agrícola Comum (PAC) tem sido o cimento que liga o projeto europeu e a agricultura. O nível de ambição que a futura Comissão e o novo Parlamento demonstrarão para com a agricultura europeia será um bom indicador, tanto da força do projeto europeu, como da unidade dos Estados-membros.”
O manifesto pretende, assim, demonstrar o papel desempenhado pelos agricultores e pelas cooperativas agrícolas, centrando-se em quatro temas principais: o futuro do setor (WeFarm4Future), a sua contribuição para a proteção do meio ambiente (WeFarm4Planet), o fomento do crescimento económico (WeFarm4Growth) e a manutenção do dinamismo territorial (WeFarm4Community).
“Proporcionar a cerca de quinhentos milhões de cidadãos alimentos sãos, acessíveis, sustentáveis e de qualidade será uma preocupação cada vez maior. Perante o elevado número de agricultores europeus que se reformarão nos próximos anos, o setor agrícola europeu, agora mais do que nunca, deve tornar-se mais atrativo para os novos agricultores. Para conseguir isso, os responsáveis políticos europeus devem centrar-se na melhoria dos rendimentos agrícolas, o que permitirá também aos agricultores cumprir o seu papel como líderes da absorção do carbono e promotores da bioeconomia na luta contra as alterações climáticas”, defendem os signatários.
Conheça o manifesto em www.wefarm4.eu.
Ler Artigo Original
Fonte: Vida Rural