Texto e Foto: Wisecrop
Um ponto essencial na vitivinicultura de precisão é a gestão da informação, tanto a referente à planta como a referente aos processos do seu tratamento e transformação.
A produção de vinho traz em si séculos de história e conhecimento e, como todas as indústrias, evolui com o passar dos anos, procurando qualidade e rentabilidade superiores. Bons resultados implicam múltiplas e diversas tarefas que devem ser realizadas durante cada dia da campanha. Preparar o solo, podar, nutrir, tratar, regar e vindimar são algumas deste vasto leque, pelo que gerir cada uma destas operações de forma eficiente torna-se obrigatório.
Um dos pontos a ter em atenção é a mão-de-obra uma vez que, devido à quantidade de tarefas exigidas e às vastas áreas a trabalhar, representa grande parte dos custos de produção e, consequentemente, pequenos ganhos pontuais representam grandes proveitos no final de cada campanha.
O Wisecrop desenvolveu, em conjunto com produtores, uma plataforma onde pode registar, editar e consultar toda esta informação de forma organizada e facilmente percetível. Horas de trabalho, área trabalhada e quantidade colhida podem ser organizadas por trabalhador, parcela, subparcela e até maquinaria. Além disso, a recolha destes dados pode ser bastante simplificada, reduzindo o esforço e o tempo necessários para ter toda a informação organizada.
Em produções vitivinícolas, gerir a maquinaria pode tornar-se bastante exaustivo tendo em conta a área a trabalhar e a quantidade de tarefas que implicam o seu uso. Para combater este problema e ajudar os produtores a rentabilizar o seu tempo, está disponível uma aplicação android que permite registar a informação referente às suas máquinas de forma automática. Os percursos realizados ficam disponíveis online, assim como a área trabalhada e o tempo despendido.
Desta forma, nenhuma informação lhe irá escapar, permitindo uma gestão mais eficiente do seu negócio.
Assegure o máximo de precisão na gestão e aumente a rentabilidade do seu negócio, campanha após campanha! Registe-se aqui!
Ler Artigo Original
Fonte: Agrotec