A Maçã de Alcobaça marcou presença na Fruit Attraction 2017, considerado já um dos mais importantes certames para o setor da fruticultura, que decorreu de 18 a 20 de outubro de 2017 em Madrid, aproveitando desta forma para fazer a primeira ação de promoção e divulgação do Clube de Exportadores fora de Portugal.
O Clube de Exportadores de Maçã de Alcobaça IGP, uma iniciativa inovadora criada pela APMA, permitirá às organizações de produtores atuarem juntas no mercado externo, com uma imagem e qualidade premium única, de modo a conseguir diferenciação positiva no mundo, como já faz no mercado interno.
Este Clube conta com 24 membros aderentes, 19 membros associados e 5 convidados, que em conjunto preveem produzir cerca de 50 mil toneladas de maçã e tem como objetivo final conseguir posicionar a Maça de Alcobaça IGP nos mercados externos como uma das melhores maçãs do mundo.
Com esta iniciativa a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) pretende apostar no mercado externo, juntando todas as empresas parceiras a exportar com a marca Maçã de Alcobaça, com imagem e embalamento próprio, onde a qualidade seja garantida para vários pontos do mundo, com um padrão de qualidade único.
Para além da Inglaterra, do Brasil e da Irlanda, pretende-se criar novas oportunidades nos mercados Árabes e Africanos, bem como em outros novos mercados do continente americano.
A presença da Maçã de Alcobaça neste certame foi assegurada pela participação da APMA e por algumas das empresas associadas e parceiras do Clube de Exportadores que integraram o stand da Portugal Fresh, que em conjunto marcaram presença no âmbito da promoção e divulgação da Maçã de Alcobaça IGP e do Clube de Exportadores.
Este certame foi também marcado pela presença do Secretário de Estado, Luís Medeiros Vieira.