A capital lisboeta foi anunciada como a mais recente cidade a integrar o C40, um grupo mundial de combate às alterações climáticas à escala das grandes metrópoles, de acordo com a Câmara de Lisboa.
Em comunicado, a câmara municipal destaca que «a entrada de Lisboa sucede depois de um longo processo de candidatura, havendo apenas uma vaga para uma cidade europeia, sendo avaliada pelo desempenho e ambição dos compromissos políticos assumidos».
«As metas ambientais definidas por cada cidade são monitorizadas pela rede, sendo o seu cumprimento uma condição para a permanência no C40, e as políticas para o combate às alterações climáticas são trabalhadas em conjunto pelos especialistas designados pelas 94 metrópoles», pode ler-se na mesma nota.
Segundo a autarquia, as cidades do C40 representam «mais de 700 milhões de habitantes», representando «um quarto da economia mundial» e «trabalham de forma concertada para influenciar o processo legislativo, a nível nacional e nas instâncias supranacionais, pressionando a implementação de medidas e metas ambientais mais ambiciosas».
Fonte: Lusa