A Linde Material Handling incorporou uma nova geração de empilhadores contrapesados ao seu portfólio, criando assim um "Canivete Suíço" de intralogística para o futuro.
Os hidrostáticos na gama de capacidade de carga de 2,0 a 3,5 toneladas, elevam a interação entre homem e máquina para o próximo nível e estabelecem novos padrões em termos de disponibilidade, eficiência, sustentabilidade e segurança. Ao mesmo tempo, os empilhadores Linde, totalmente interligados em rede, estão preparados para todas as aplicações possíveis em parelelo com a Indústria 4.0.
Recentemente desenvolvida a partir do zero, esta geração de empilhadores baseia-se num extenso levantamento de dados: quase mil motoristas e gestores de frota de 26 países avaliaram os equipamentos durante várias horas e expressaram os seus desejos, desde o design até à fácil acessibilidade na manutenção.
"Ouvimos atentamente os nossos clientes e transmitimos os seus comentários aos nossos engenheiros de desenvolvimento", afirma Stefan Prokosch, Vice-Presidente Sénior de Gestão de Produtos de Equipamentos Industriais em contrapesadas na Linde Material Handling, em comunicado emitido pela empresa. "Os novos equipamentos apoiam e protegem os motoristas de uma forma sem precedentes; são os equipamentos mais económicos do mercado e tornam os fluxos de materiais ainda mais transparentes e produtivos graças à comunicação sem fios".
A Indústria 4.0
Uma característica inovadora significativa é que os equipamentos vêm totalmente em rede de série: Sujeitos às mais rigorosas normas de segurança, todos dados relevantes dos equipamentos são transmitidos para um servidor central em cloud na Europa Ocidental, ao qual podem aceder todos os clientes e parceiros de vendas.
Por sua vez, os dados também podem ser recebidos e processados. Desta forma, a partir de agora será possível efetuar atualizações de software por via aérea e ativar funções como a visualização do peso da carga. Stefan Prokosch: "No futuro, podemos adaptar os empilhadores às novas necessidades dos clientes ao longo de todo o seu ciclo de vida – mesmo necessidades que ainda não conhecemos". Já agora, a conectividade é uma clara vantagem quando se trata de manutenção: O Truck Health Management, o diagnóstico remoto e a manutenção preditiva melhoram a disponibilidade do veículo e ajudam a reduzir os custos.
Maior segurança e produtividade devido à melhor visibilidade
A visibilidade panorâmica sem restrições é um pré-requisito importante para o transporte rápido, preciso e seguro de mercadorias. A este respeito, em particular, os designers da Linde Material Handling desenvolveram uma solução: Os campos de visão através do mastro do elevador foram aumentados em 20% em comparação com o modelo anterior. Os pilares A finos e os perfis assimétricos do mastro abrem janelas de visualização adicionais que facilitam o posicionamento da carga com precisão milimétrica. O contrapesado mais plano permite uma melhor visão traseira; o teto de vidro reforçado combina a máxima visibilidade com a melhor proteção possível.
A cabine à prova de água dos novos modelos Linde H20 a H35 também oferece ótima visibilidade lateral – graças às portas totalmente envidraçadas. Além disso, o conceito "Protector Frame" com cilindros basculantes suspensos e estrutura de suporte de carga garante a estabilidade do mastro e a máxima capacidade de carga residual.
termos de segurança, a Linde Material Handling persegue a sua "Visão Zero": A longo prazo, o número de acidentes deve ser reduzido a zero. Opções de iluminação, como as faixas de LED e o VertiLight para iluminação não ofuscante, contribuem para esse esforço – assim como os sistemas de aviso e assistência Linde Safety Pilot e Linde Safety Guard, que fornecem informações adicionais importantes ao motorista, ajudando assim a prevenir erros e acidentes. O Linde Load Assist é instalado de série. Atua de forma ativa assim que a carga se aproxima do limite de capacidade.
Tecnologia ao serviço das pessoas
Ainda assim, o fator de maior influência no processo de manipulação de materiais, continua a ser o operador e por isso, quanto mais ergonómico e seguro for o seu ambiente, melhor será o seu processo de trabalho. É por isso que a nova geração de empilhadores Linde foi concebida com o condutor no centro das atenções: O degrau da máquina tem uma altura de apenas 465 milímetros e é mais de duas vezes maior.
Encontra-se disponível uma gama de doze opções diferentes de bancos do condutor – até um banco superconfortável aquecido com encosto ajustável separadamente e ajuste automático do peso. O cockpit oferece mais de 10 centímetros de maior espaço livre; interruptores livremente configuráveis foram integrados no apoio de braço (Linde Load Control). Todos os empilhadores estão equipados com uma função de monitorização eletrónica do cinto de segurança: Se o condutor não estiver a usar cinto de segurança, o equipamento só se desloca à velocidade de marcha lenta.
Sustentabilidade Máxima
De acordo com o especialista em Movimentação de Cargas da Linde, Prokosch, a unidade IC continuará a ser a escolha principal para muitos clientes no futuro próximo, devido ao seu forte desempenho e utilização simples. "É por isso que atribuímos grande importância à otimização do consumo de energia e ao aumento da capacidade de movimentação, ao mesmo tempo que reduzimos as emissões".
A Linde Material Handling conseguiu isso usando um motor industrial moderno e de fácil manutenção, integrando um filtro de partículas como padrão e otimizando ainda mais o acionamento hidrostático. Prokosch continua: "As nossas medidas mostram que os nossos empilhadores são até 30% mais económicos do que os nossos concorrentes e são também claramente superiores no que diz respeito à capacidade de movimentação. Isso torna-os ainda mais rentáveis durante toda a sua vida útil. Ao mesmo tempo, são mais ecológicos em termos de recursos e produzem menos gases com efeito de estufa".
Um conceito modular
Esta série é a entrada numa nova era na Linde Material Handling também de um ponto de vista conceitual: marca o fim da separação do design dos empilhadores IC e elétricos. Todos os novos equipamentos contrapesados na gama de capacidade de carga de 1,2 a 8 toneladas serão a partir de agora baseados num conceito modular uniforme. "Queremos oferecer aos nossos clientes, veículos equivalentes para todas as aplicações – independentemente do tipo de motor", explica Prokosch.
Desta forma, a Linde Material Handling simplifica aos seus clientes o processo de transformação para conceitos de movimentação sustentáveis.
Há uma razão convincente pela qual os empilhadores com motores a diesel, gás combustível e gás natural são os primeiros a serem fabricados de acordo com o novo conceito de plataforma: "Queríamos cumprir a norma de emissões Euro V para esta classe de capacidade de carga com um novo veículo e oferecer aos nossos clientes um empilhador IC que estabelece padrões ainda mais elevados na indústria e que está preparado para qualquer aplicação da Indústria 4.0", diz Prokosch, "Fizemos exatamente isto com o nosso novo modelo de empilhador agora lançado".
Ler Artigo Original
Fonte: Agrotec