O principal produtor e exportador de kiwi orgânico – a AgricolliBio – utiliza a rotulagem de papel para laser.
A AgrocolliBio, um dos maiores produtores e comerciantes de kiwis orgânicos da Europa, anunciou um grande investimento na inovadora tecnologia de rotulagem a laser, em colaboração com o fornecedor de tecnologia Laser Food.
Os responsáveis garantem que «o feedback dos clientes é muito positivo» sendo que o exportador de produtores irá apostar na expansão do uso da tecnologia.
Sedeada na província italiana de Latina, a AgricolliBio produz grandes quantidades de kiwis verdes para exportação em todo o mundo.
Além da produção de kiwis a AgrocolliBio produz também maçãs e peras e comercializa gengibre do Peru.
A partir de 2018, o fundador da empresa e o diretor-gerente, Alexander Feulner, esperaa que o negócio de kiwi da AgricolliBio cresça ainda mais, com a adição de kiwis de ouro durante todo o ano no Hemisfério Norte e Sul.
Etiquetas de laser
A colaboração da AgricolliBio com a Laser Food – a empresa por detrás da inovadora tecnologia de marcação a laser Laser Mark – começou há mais de um ano, quando Feulner conheceu o sistema durante uma visita a Espanha e decidiu investir.
Embora a AgricolliBio tenha trabalhado apenas com a tecnologia por pouco tempo para rotular o kiwi, Feulner diz que a «receção positiva aos rótulos incentivou a empresa a expandir o sistema para outros produtos».
«Até agora, o sistema tem sido muito interessante e o feedback dos clientes tem sido muito positivo», garante.
Sobre o Laser Food
O sistema Laser Mark da Laser Food, aprovado para uso na UE, adiciona rótulos marcando superfícies de frutas usando despigmentação através de um processo que não prejudica o produto.
Com início de atividade em 2006, a Laser Food surgiu quando o fundador da empresa, Jaime Sanfelix, identificou como dificuldades significativas nos supermercados com a rotulagem ou rotulagem incorreta de frutas, bem como a oportunidade de economizar e limitar o impacto no ambiente de rótulos de papel desperdiçados.