Realiza-se entre os dias 2 e 4 de novembro, no ISEG, em Lisboa, o IX Simpósio Ibérico de Maturação e Pós Colheita, uma organização da Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e da Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas (SECH). Com cerca de 100 investigadores, técnicos e especialistas reunidos, o evento pretende debater novas técnicas e processos de pós-colheita em fruta e legumes.
O simpósio estará dividido em cinco áreas temáticas, contando cada uma delas com sessões plenárias, comunicações orais selecionadas e comunicações em forma de painel:
- Perdas pós-colheita: um problema global;
- Biologia de sistemas e fisiologia e da maturação e pós-colheita;
- Tecnologias de conservação e processamento mínimo;
- Gestão da qualidade na cadeia de abastecimento;
- Alterações funcionais e nutricionais na senescência, amadurecimento e conservação;
- Exigências dos consumidores e indústria e sustentabilidade ambiental;
- Patologia pós-colheita.
Para além disso, na edição deste ano marcarão presença algumas empresas do setor, como é o caso da Syngenta, com uma apresentação de Maria do Carmo Pereira, responsável de fungicidas da Syngenta para a Península Ibérica, sobre o tema “Fludioxonil, gestão integrada no controlo das doenças de conservação”.
Para além desta, Valentín Turégano da Tecnidex, empresa que comercializa o produto Scholar da Syngenta, vai participar na Mesa Redonda sobre “Novas tecnologias na conservação prolongada de fruta”, falando dos resultados obtidos com a estratégia de gestão integrada de controlo das doenças de conservação em fruteiras.
Conheça o programa completo aqui.