–
Foram divulgados os seis vencedores da 4ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional que distinguiu as empresas cujos projetos obtiveram a melhor avaliação nas vertentes de inovação, sustentabilidade e respeito pelas origens foram. Os vencedores foram a Montiqueijo – Queijos de Montemuro, Lda (queijo fresco em barra), na categoria de Inovação; Prisca – Alimentação, SA (leitão confecionado), em ideias com potencial; Elderink Lacticínios, Lda (pimentos recheados) e Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, Lda (Bolo Morgado do Bussaco), na categoria de Produtos Transformados; Ovivárzea, Lda (arroz carolino) e PEPE AROMAS, Lda (figo da índia), na categoria Produção Primária.
Pela qualidade dos projetos apresentados o Júri decidiu ainda atribuir duas Menções Honrosas aos que, não tendo sido premiados, se destacaram pela sua qualidade e potencial. A distinção foi para a ALGAplus Produção e Comercialização de Algas e Seus Derivados (algas diversas) e a Cooperativa A Lavoura de Paços de Ferreira (porco bísaro). Estas duas Menções Honrosas estão nas Categorias de Inovação e Produção Primária, respetivamente.
“Esta quarta edição do Prémio Intermarché Produção Nacional reflete o incentivo do Intermarché à produção nacional, criando bases para uma agricultura sustentável e de interesse nacional,” afirmou Vasco Simões, Administrador do Intermarché. “Há mais de 25 anos que apoiamos a produção nacional, queremos continuar ao lado dos produtores, que assim como nós acreditam que o setor primário deve ser um dos motores do desenvolvimento económico nacional. O nosso contributo passa por impulsionar o reconhecimento dos produtos made in Portugal e contribuir para que estes produtores se tornem mais eficientes, mais rentáveis e mais competitivos. O crescimento dos nossos produtores será também o nosso crescimento e a garantia de uma maior e melhor satisfação dos nossos clientes,” acrescentou ainda Vasco Simões no seu discurso de encerramento.
Todas as candidaturas foram avaliadas por um júri onde, para além do Intermarché estiveram representantes todos os parceiros envolvidos nesta iniciativa: APED, CAP, FMV – Faculdade de Medicina Veterinária, ISA – Instituto Superior de Agronomia, Grupo Impresa e Quercus. Todo o processo de análise de candidaturas e de decisão de vencedores foi auditado pela EY (parceiro auditor).
OS VENCEDORES
Inovação:
Montiqueijo – Queijos de Montemuro, Lda;
Produto: Queijo fresco em barra – um novo conceito de queijo fresco que visa o alargamento da gama de produtos e que se diferencia em forma, tamanho e trabalhabilidade.
Ideias com Potencial:
Prisca – Alimentação, SA
Produto: Leitão assado – confecionado, através de uma técnica inovadora de pré-assadura. O produto estará disponível em dosagens diferenciadas e permitirá ao consumidor o acesso rápido e sem perda das características típicas e organolépticas do tradicional leitão assado.
Produtos Transformados:
Elderink Lacticínios, Lda e Padaria
Produto: Pimentos recheados – confecionados com massa de queijo creme fresca feita a partir de leite inteiro e com tratamento térmico lento a baixa temperatura, o que permite uma pasteurização e fermentação lenta e demorada, fazendo com que este produto tenha baixo teor de lactose e o Ph também bastante baixo. na ordem 4,5, o que inibe o desenvolvimento de microrganismos.
Pastelaria Flor de Aveiro, Lda
Produto: Bolo Morgado do Bussaco – um doce tradicional, oriundo da Mata do Bussaco, do distrito de Aveiro. É um bolo à base de 0% de farinha de trigo (isento de Glúten), noz, ovos-moles de Aveiro IGP e mel.
Produção Primária:
Orivárzea, Lda
Produto: Arroz carolino – genuinamente português, controlado pelo produtor desde a semente ao embalamento.
PEPE AROMAS, Lda
Produto: Figos-da-Índia – principal produto da exploração da PEPE Aromas. Além do fruto, praticamente toda a planta é utilizável, seja para alimentação seja para a indústria cosmética (palmas, flores e sementes).
AS MENÇÕES HONROSAS
Inovação:
ALGAplus Produção e Comercialização de Algas e Seus Derivados
Produto: Macroalgas – são produzidas em ambiente controlado e com certificação biológica. Como elementos diferenciadores apresenta uma produção sustentável sob o conceito de aquacultura multi-trófica integrada (IMTA), uma forte componente de I&D e o apoio técnico constante aos clientes.
Produção Primária:
Cooperativa A Lavoura de Paços de Ferreira
Produto: Criação de porco Bísaro – a criação dos porcos é feita em regime semi-extensivo ou extensivo, com os animais ao ar livre, com o máximo de bem-estar animal e respeito pelo ecossistema. Na sua alimentação são usados produtos com cereais, batata, frutas e hortícolas e sobras da alimentação humana, como frutas e hortícolas, reduzindo os desperdícios, fazendo reaproveitamento de muitos produtos e reduzindo a ração industrial, preservando o ambiente, reduzindo o lixo doméstico e usando menos matérias-primas.