Várias empresas portuguesas marcaram presença na Feira Green Week (Semana Verde) de Berlim, organizada pela InovCluster, entre 19 e 28 de janeiro.
As empresas portuguesas e os seus produtos, nomeadamente as peras rocha do Oeste, os azeites da Beira Baixa e do Alentejo, os vinhos da região centro, os pastéis de nata, as empadas, os pastéis de bacalhau, os queijos e os enchidos, fizeram as delícias dos consumidores alemães durante o certame, demonstrando a excelência das iguarias nacionais, de entre os produtos dos 1660 expositores de 66 nacionalidades distintas.
As expectativas dos 9 expositores presentes no stand de Portugal em Berlim, foram largamente alcançadas, tendo conseguido não só um bom volume de negócios, como ainda um número assinalável de contactos, reforçando a imagem dos seus produtos e de Portugal, na Alemanha.
A feira contou com a presença de mais de 400 mil visitantes, de entre os quais 90 mil profissionais do setor, e pela primeira vez na sua história atingiu um volume de vendas superior a 50 milhões de euros, o que reflete claramente um aumento da curiosidade do consumidor germânico por produtos de origem estrangeira e consequentemente demostra o leque de oportunidades para os produtos portugueses no mercado alemão.
A Semana Verde de Berlim é para os profissionais um dos maiores eventos internacionais do setor agroalimentar, contando nesta edição com a presença de 70 ministros da agricultura e mais de 2000 altos representantes das instituições mundiais do setor.
A presença de Portugal na Feira, contou mais uma vez, com a organização e apoio técnico da InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, inserindo-se no Projeto Conjunto de Internacionalização 2016/18, financiado pelo COMPETE 2020 e aposta numa lógica de continuidade naqueles que têm sido os mercados alvo do trabalho de Internacionalização da InovCluster.