–
O IAPMEI lançou um guia que integra todos os sistemas de incentivos disponíveis para apoiar as empresas na transição para a Economia Circular.
De acordo com a Agência para a Competitividade e Inovação, este guia tem como objetivo “sensibilizar as empresas para a necessidade de remodelar a cadeia de produção pelo uso cada vez mais eficiente de recursos e pela criação de novas dinâmicas de inovação”.
Neste âmbito, está a decorrer, desde o passado dia 9 de janeiro o primeiro concurso nesta área – o Vale para a Economia Circular -, cujo prazo de candidaturas termina no próximo dia 29 de março.
Em 2017, a Comissão Europeia anunciou a criação, em conjunto com o Banco Europeu de Investimento, de uma plataforma de apoio financeiro à Economia Circular com o objetivo de aproximar investidores e inovadores; a emissão de orientações para os Estados-Membros sobre a conversão de resíduos em energia; e uma proposta de melhoramento específico da legislação relativa a certas substâncias perigosas nos equipamentos elétricos e eletrónicos.