Espanha é o principal destino das exportações de frutas, legumes e flores nacionais, absorvendo 30,3% das vendas internacionais em 2016, que atingiram um montante de 1.310 milhões de euros em 2016. Foi com estes dados que se revestiu a presença da Portugal Fresh – Associação para a Promoção de Frutas, Legumes e Flores na Fruit Attraction, que teve lugar em outubro passado, em Madrid, Espanha.
“Sessão Técnica com Produtores e Comercializadores de Citrinos do Algarve” promovida pela Hubel
Uma das empresas portuguesas presentes no certame foi a Hubel, fundada em 1982,e presente no setor da indústria da água, assim como nas áreas dos métodos produtivos e da nutrição vegetal, aqui com forte destaque para os adubos líquidos.
Luís Gamito, diretor comercial da Hubel, diz à AGROTEC que a marca esteve «presente pelo segundo ano consecutivo, associados à iniciativa da Portugal Fresh, para divulgarmos o nosso portefólio de soluções e também para estarmos mais próximos dos produtores e comercializadores nacionais».
«Em conjunto com outros parceiros, optámos por dinamizar a nossa presença com a renovação da edição do caderno de divulgação “Export Partners – Fresh Fruits and Vegetables” onde se faz a apresentação de mais de 70 empresas portuguesas exportadoras. Editámos, divulgámos e distribuímos, pela primeira vez, o caderno “Citrinos do Algarve, Try It! – Protected Geographical Indication”, juntamente com os comercializadores que aderiram a esta iniciativa».
«Complementámos também a nossa presença com sessões técnicas de intercâmbio de conhecimento, direcionadas a produtores de pequenos frutos, produtores de cucurbitáceas do Baixo Alentejo e produtores e comercializadores de citrinos do Algarve. Foi igualmente uma oportunidade para fomentar e definir ações técnico-comerciais com os nossos parceiros e fornecedores», informa o responsável.
No sentido de acrescentar inovação e valor ao mercado agrícola, Luís Gamito realça que «promovemos a nossa nova geração de adubos que incorpora a tecnologia do micro carbono e que é comercializada no mercado português, sob a marca “Adubos BluDiamond”».
«A tecnologia do micro carbono consiste, em traços gerais, na utilização de nanopartículas de origem vegetal que interagem com os elementos nutritivos dos fertilizantes e que, graças às suas características particulares, atuam como um veículo muito eficiente na disponibilização dos nutrientes às plantas. Com os “Adubos BluDiamond”, a planta nutre-se com menos custos energéticos e canaliza mais reservas para a produção, representando um aumento da rentabilidade para os produtores que a utilizam», acrescenta.
Em Madrid a Hubel esteve também «a divulgar o novo website, totalmente compatível com desktop, tablet e smartphone e adaptado às necessidades do dia a dia no trabalho de campo».
«Em função da dinâmica criada e da elevada adesão que tivemos da parte dos nossos clientes e parceiros, fazemos um balanço muito positivo da nossa presença e esperamos ter contribuído para o sucesso futuro de todos os presentes nesta ação», conclui Luís Gamito. Saiba mais sobre o certame e a participação das empresas nacionais na próxima edição impressa da revista Agrotec.
Texto: Ana Clara
Foto: Hubel