–
O ministro da Agricultura anunciou na passada semana um investimento de cerca de nove milhões de euros na compra de material e equipamento para a limpeza das florestas nacionais e de combate aos incêndios. De acordo com Capoulas Santos, trata-se de uma medida já aprovada em Conselho de Ministros e que consta da Reforma da Floresta.
Para além de 12 tratores pesados, o ministro revelou que serão adquiridos cerca de uma dezena de tratores de pequenas dimensões, camiões de transportes e outras máquinas agrícolas.
“Para que o Ministério da Agricultura não esteja dependente dos empreiteiros privados para fazer as faixas de proteção e as zonas de limpeza da floresta. No ano passado, houve muita procura e os preços chegaram a triplicar e quadruplicar e algumas obras não puderam ser feitas porque não havia empresas no mercado para fazer”, justificou Capoulas Santos.
Numa primeira fase, o equipamento estará disponível para a limpeza das florestas e para a abertura de novas faixas de proteção e posteriormente será utilizado no combate aos fogos, durante os meses de verão.
“Durante todo o ano trabalharão para o Ministério da Agricultura e, nos três meses de verão, esta maquinaria estará à disposição dos municípios, através das comunidades intermunicipais, para acudir se necessário na ajuda ao combate aos incêndios”, revelou.
Recorde-se que na passada semana foram assinados os contratos-programa para a constituição de 20 Agrupamentos de Baldios, uma medida que conta com um financiamento de 3,6 milhões de euros e que vem promover a extensão de uma gestão florestal qualificada ao conjunto dos espaços florestais das áreas comunitárias, através do desenvolvimento do modelo de gestão conjunta das áreas florestais.