–
O setor das frutas, hortícolas, plantas e flores viu as suas exportações crescer 6,6 pontos percentuais entre janeiro e setembro deste ano, mais 58,5 milhões de euros face ao período homólogo, em que se haviam fixado nos 883,3 milhões de euros. Os dados foram divulgados pelo INE esta quinta-feira (17 de novembro) e revelam que o setor agrícola tem mantido uma trajetória ascendente.
Para o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, “trata-se de uma ótima notícia para a produção, que muito tem contribuído para o aumento global das exportações portuguesas e para manter o ritmo de crescimento no setor agrícola”.
Capoulas Santos sublinha, por outro lado, que “estes números são também o reflexo do forte investimento na modernização da agricultura portuguesa, que o Governo tem apoiado e continuará a apoiar, imprimindo uma nova dinâmica ao Programa de Desenvolvimento Rural, recuperando o atraso a que as candidaturas estiveram sujeitas e apostando também numa reprogramação do PDR2020 que aumente a competitividade dos jovens e dos pequenos agricultores”.