–
O Grupo Redondo, que detém a Licor Beirão, acaba de criar uma distribuidora internacional para dar voz aos produtores portugueses de espirituosas e vinhos nos mercados internacionais. A Liquid Company, como se irá chamar, pretende aproveitar o know-how adquirido com a marca Licor Beirão para dar boleia a outras marcas que queiram internacionalizar.
O Licor Beirão tem neste momento vendas diretas para 25 países e indiretas para mais de 60. Uma experiência que pode ajudar a levar mais bebidas nacionais aos consumidores estrangeiros. Para Daniel Redondo, diretor-geral do Grupo familiar, o momento deste lançamento não poderia ser mais oportuno: “Portugal está na moda e nós queremos dar resposta à crescente procura por produtos nacionais”.
Em comunicado, a empresa refere que “a Liquid Company pretende criar sinergias de escala entre empresas portuguesas”, com o lema “A união faz a força”. Aos parceiros, a empresa recém-criada oferece uma estrutura comercial e logística, mas também todo o apoio na solidificação das marcas portuguesas no mercado externo. “As sinergias criadas permitirão rentabilizar os recursos alocados por cada empresa à exportação e uma maior atenção por parte dos possíveis compradores: se várias marcas têm um cliente comum será sempre mais proveitoso unir esforços. Desta forma será possível ter uma oferta completa nos mais importantes retalhistas mundiais e conquistar espaço para os produtos portugueses nos menus mais relevantes”, refere a companhia.
Daniel Redondo confessa que, no lançamento da nova área de negócio, “a recetividade é excelente” e já pensa no futuro: “poderemos crescer, rapidamente, em faturação e em equipa”. Para o arranque da distribuidora a equipa está formada e conta com a experiência de Tiago Patrão, diretor-geral da Liquid Company, que após trabalhar vários anos no sector financeiro no segmento das PME, aceitou este desafio.
Em 2012, O Grupo Redondo assumiu a sua própria distribuição em território nacional, com a criação da Companhia Espirituosa, SA., empresa que viria a assegurar a distribuição do Licor Beirão em território nacional.
Cinco anos depois, a distribuidora da família Redondo é considerada a terceira mais relevante no país em termos de bebidas espirituosas. Em 2016, o grupo registou um volume de negócios de 25 milhões de euros, dos quais 20% no mercado externo.