–
Cresce de forma espontânea em ambientes salinos e até há bem pouco tempo era considerada uma praga. Contudo, nos últimos anos a salicórnia tem vindo a ganhar protagonismo como ‘erva gourmet’, com vários chefs nacionais e internacionais a adotarem a sua utilização na confeção das mais variadas iguarias. Agora, a startup nacional ‘Horta da Ria’ promete dar-lhe uma nova vida.
A Câmara Municipal de Ílhavo e a startup ‘Horta da Ria’ assinaram esta semana um contrato para a instalação da empresa na Incubadora de Empresas do município. O objetivo da empresa é desenvolver o seu projeto de produção e comercialização de salicórnia para fins alimentares, nomeadamente promovendo a planta como uma alternativa saudável ao sal.
De acordo com a Câmara Municipal de Ílhavo, a startup ‘Horta da Ria’ é a primeira empresa a constituir-se a nível nacional para a produção de salicórnia, com uma produção 100% biológica. Para além da erva em fresco, a empresa prepara-se também para desenvolver um produto congelado, desidratado e pickles.
Quanto à comercialização, os planos da companhia passam pela exportação de salicórnia para países europeus onde esta é consumida como produto gourmet. Em Portugal, a estratégia passará por apostar na comunicação e no marketing, uma vez que esta é ainda uma erva desconhecida pela maioria dos portugueses.