–
O empresário e consultor agrícola José Martino acaba de lançar uma petição pública que pede uma normativa que imponha a obrigatoriedade dos seguros de colheita.
De acordo com José Martino, “o estado atual de funcionamento do sistema de seguros agrícolas de colheita não serve os interesses dos agricultores”.
Para além disso, “as alterações climáticas estão a provocar no mundo rural a ocorrência de danos patrimoniais elevados e impossíveis de prever”, por isso, “os apoios públicos para minorar as perdas destes agricultores devem privilegiar aqueles que fizeram seguro de colheita e outros seguros de infraestruturas e equipamentos, etc.”
O consultor agrícola pede também que se legisle, com urgência, “sobre um sistema de seguros agrícolas que pratique preços compatíveis (prémios de seguros) com as margens brutas geradas por cada uma das atividades agrícolas”. José Martino sugere que se crie “um seguro agrícola de colheita, idêntico ao seguro automóvel, dado o superior interesse público. Um seguro obrigatório deve prevalecer em detrimento da liberdade contratual de cada empresário agrícola, porque, deste modo, o sistema terá sustentabilidade”.