–
O município de Braga tem registado um aumento no número de ninhos de vespa velutina, também conhecida por vespa asiática, e confirma que só este ano, entre janeiro e julho, já destruiu 110 ninhos definitivos.
Numa nota enviada à redação da VETERINÁRIA ATUAL [que pertence ao mesmo grupo que edita a VIDA RURAL], a Câmara Municipal de Braga diz que “está empenhada no combate à vespa velutina” e diz que os Bombeiros Sapadores da cidade têm procedido à eliminação dos ninhos de vespa velutina, vulgo asiática, na cidade de Braga, de acordo com as diretrizes do Plano de Ação a nível nacional.
“A Vespa velutina é uma espécie predadora da abelha europeia e distingue-se da sua espécie europeia pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática). Não sendo mais agressivas que a sua congénere europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados, reagem de modo bastante agressivo, podendo efetuar perseguições até algumas centenas de metros. Após receção de sinalização da existência de ninho de vespas velutinas os Bombeiros Sapadores de Braga procedem ao seu registo e, face à organização interna da Companhia, é distribuído a uma das suas quatro secções, a que corresponde uma área de intervenção para este efeito de cerca de ¼ do território do Município de Braga”, explica a autarquia.
“Braga tem registado um aumento no número de ninhos, à semelhança do resto do país. No âmbito do plano de ação, não obstante no corrente ano apenas constar na plataforma a eliminação de 55 ninhos de vespa velutina, foram destruídos outros tantos (55) reportados no ano de 2018, mas que acabaram por ser eliminados apenas no corrente ano de 2019. Ou seja, a Câmara Municipal de Braga, através do serviço dos Bombeiros Sapadores de Braga destruiu 110 ninhos definitivos de vespa velutina em 2019 no período compreendido de janeiro a julho”, conclui.
Ler Artigo Original
Fonte: Vida Rural