Resposta
Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur: Quanto à batata doce lira é sua característica ganhar muita rama. Não temos conhecimento das consequências na produção no caso de se desbastar a rama.
De qualquer modo e utilizando aqui a experiência de pessoas que há dezenas de anos produzem batata, não é prática dos agricultores cortarem ou desbastarem a rama. Isso pode indicar que não será benéfico.
No entanto, a experiência diz-nos que o facto de ter muita ou pouca rama não tem influência na produção. Por vezes há muita rama e pouca produção e outras vezes a rama é menor e tem maior produção e o inverso também é verdade.
No caso da batata doce lira o que verdadeiramente reduz a produção não é ter muita rama mas sim o facto da rama, em contacto com o solo húmido, enraizar. Nesse caso a produção diminui.
Deve pois, quando isso acontece, levantar-se a rama para desenraizar. O enraizamento acontece, em regra, quando chove ou quando a rega é feita por aspersão, o que é totalmente desaconselhável.
O crescimento da rama e a perda de produção pode ainda estar ligado à rega excessiva.
A rega excessiva não convida ao engrossamento das batatas(por vezes nem batatas produz). Como se diz aqui em Aljezur, a batata doce só se rega quando tem sede.
A rega deve ser cuidada tendo presente igualmente se o solo é habitualmente húmido ou não.Solos que mantém sempre muita humidade não serão os mais indicados.
Pergunta colocada por Luís Marinheiro, via e-mail.
Pergunta completa: Agradecia que me informassem se devemos cortar a rama as batatas quando estas estão em crescimento porque elas ganham muita rama e tenho pouca produção.
Caso queira aceder à revista impressa ou à edição digital, por favor contacte-nos:
Telefone: 225899620
E-mail: marketing@agropress.pt