–
Um futuro sem tecnologia já não faz sentido e na agricultura não é diferente. A utilização de tecnologia na produção agrícola tem o potencial de aumentar a eficiência e a produtividade e de, a longo prazo, criar uma agricultura mais ‘verde’.
Aidan Connolly, Diretor de Inovação e VP de Contas Corporativas da Alltech Global, explicou recentemente no Agrishow que “nos próximos anos, a inovação da agricultura e da pecuária terá apoio, principalmente, da inteligência artificial e de blockchains que, apoiadas por sensores, câmaras e outros aparelhos conectados, formam a internet das coisas.”
“A primeira, através da combinação de algoritmos, poderá permitir que robots executem tarefas contínuas e repetitivas com alta eficiência. Já o blockchain revolucionará a forma como os alimentos chegam às mesas, pois permite o rastreamento em toda cadeia, dando grande suporte ao tema da biossegurança”, defende. Para além disso, num futuro muito próximo, a sustentabilidade irá tornar-se num tema de maior importância no setor, comandando todas as decisões dos empresários agrícolas.
Aidan Connolly acredita ainda que o futuro da agricultura exigirá maior preparação por parte dos profissionais do setor, que deverão dominar todas estas novas tecnologias. “Pilotar um drone por controlo remoto, programar um robot, criar imagens em 3D para que sejam impressas são tarefas muito específicas que fogem completamente da rotina do produtor agrícola”, mas que representam novas oportunidades, defende.
Ainda assim, Connolly acredita que a tecnologia não substituirá, para já, as competências de um ser humano numa gestão eficiente das explorações agrícolas. “O segredo estará na combinação do uso das pessoas certas, no local certo e com a tecnologia apropriada”, conclui.