A publicação EU Agricultural Markets Brief dedicou os seus dois últimos números à análise da evolução do setor da agricultura biológica na UE.
No primeiro, a análise das tendências de produção e de mercado de produtos biológicos mostra que se regista uma procura crescente de produtos biológicos por parte dos consumidores europeus, correspondendo à preferência pelo consumo de alimentos mais saudáveis, produzidos a partir de práticas agrícolas mais sustentáveis que contribuam para a proteção do ambiente e do bem-estar animal.
Esta procura está a ser acompanhada por uma produção em rápido crescimento: a área de produção biológica da UE aumentou 70% nos últimos dez anos, cerca de 250 mil explorações eram biológicas em 2016, representando 7% da superfície agrícola da UE e as vendas a retalho atingiram 34 mil milhões de euros em 2017.
A segunda publicação analisa as importações de produtos biológicos pela UE. A China e os países da América Latina encontram-se entre os principais fornecedores e entre os produtos importados destacam-se os produtos tropicais e os cereais.
Aceder aos estudos:
Organic farming in the EU: A fast growing sector
Organic imports in the EU: A first analysis
Fonte: Rede Rural