Em janeiro de 2019, o projeto Horizonte 2020 'LIAISON' lançou um concurso por toda a Europa, que tinha o objetivo de encontrar iniciativas inovadoras e inspiradoras na agricultura, silvicultura e no setor agroalimentar. O projeto contou com a participação de um total de 220 empresas, projetos e iniciativas de 21 Estados-Membros da UE e de 2 países vizinhos.
Um júri internacional de especialistas profissionais independentes selecionou 15 como Embaixadores Europeus da Inovação Rural, representativos de diferentes setores e áreas geográficas. Os Embaixadores da Inovação Rural selecionados para Portugal são o Programa de Sustentabilidade de Vinhos do Alentejo e d´BAGAR. Cada um dos embaixadores selecionados receberá materiais promocionais personalizados e reconhecimento internacional, além da possibilidade de beneficiar de inúmeras oportunidades de networking.
Segundo o investigador José Muñoz-Rojas do ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora), o parceiro LIAISON em Portugal, «s tempos estão a mudar. Em toda a Europa, os sectores agrícola, florestal e agroalimentar enfrentam grandes desafios sociais, económicos e ambientais – bem como grandes novas oportunidades. Atualmente, a inovação rural é um tópico muito discutido, quer seja à mesa de uma cozinha ou nos escritórios da Comissão Europeia em Bruxelas. Por isso, decidimos encontrar o maior número possível de bons exemplos de inovação rural, e dar a conhecer estas ideias”.
Todos os embaixadores serão homenageados na Cerimónia que ocorrerá dia 3 de dezembro de 2019, em Bruxelas, durante o as comemorações anuais dos Dias de Inovação Orgânica, organizado pela TP Organics.
Ler Artigo Original
Fonte: Agrotec