–
Os ministérios do Ambiente e de Hotelaria e Turismo de Angola estão a desenvolver um projeto pioneiro que pretende promover a produção agrícola do país, apostando num método de produção pioneiro apelidado pelos seus promotores como ‘Agricultura de Conservação’.
De acordo com o Jornal de Angola, o projeto, inspirado naquilo que já se está a fazer na vizinha Zâmbia, está a ser implementado desde 2016 no Cuando Cubango, contando com um financiamento de 627 mil euros.
Como explica a publicação, o objetivo é que os agricultores da região consigam produzir alimentos no mesmo lugar durante 15 ou mais anos, através de técnicas avançadas de preparação de terras, que consistem na aplicação de adubo natural, a partir de excrementos do gado bovino e caprino.
No âmbito desta iniciativa, já foram disponibilizados 110 hectares de terrenos que vão acolher culturas como milho, ‘massango’, ‘massambala’, feijão-frade, batata e vários hortícolas com elevados teores nutritivos e que permitam sustentar as famílias da região.
A agricultura tem sido uma das grandes apostas do Governo Angola, que tem procurado incentivar a população da região a produzir para diminuir a dependência de outros países, contudo, grande parte da produção agrícola do país ainda é feita com recurso a métodos tradicionais.