–
O CentroAdapt promove esta sexta-feira (12 de outubro) uma formação sobre ‘As alterações climáticas no contexto da indústria da madeira’. A iniciativa irá decorrer no Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã, e tem como objetivo promover o debate de questões relacionadas com a mitigação e adaptação às alterações climáticas no sector da madeira.
Em comunicado, o Centro de Inovação e Competências da Floresta explica que esta é uma ação “dirigida a empresas, profissionais ligados ao sector e estudantes da área ambiental e florestal” e pretende promover a inovação nas empresas face às alterações climáticas.
Sofia Knapic, do Centro de Inovação e Competências da Floresta, refere que “as alterações climáticas, que se têm manifestado de forma cada vez mais intensa, colocam-nos futuros desafios no que respeita à qualidade da madeira disponível para o uso industrial, nomeadamente alterações nas suas propriedades, mas também na disponibilidade em quantidade das diferentes espécies que abastecem as nossas indústrias florestais.”
Maria Conceição Caldeira e Vanda Oliveira, do Instituto Superior de Agronomia serão as oradoras convidadas. De acordo com as especialistas, “a floresta portuguesa está sujeita ao impacto das alterações climáticas tornando-se cada vez mais urgente conhecer as melhores práticas de gestão florestal adaptativa a estas novas condições. Neste contexto colocam-se diversos desafios à indústria da madeira mas também podem surgir oportunidades, por exemplo, através de um aumento de materiais renováveis”.