A utilização de bioestimulantes na agricultura em geral, e na horticultura em particular, tem vindo a crescer nos últimos anos devido ao aumento da procura por produtos comerciais à base de substâncias naturais que potenciem a produtividade e qualidade das culturas.
Paralelamente, a indústria tem tido um papel chave na definição e promoção destes produtos. É sobre este tema que falamos nesta edição. Não perca!
Paula Cruz de Carvalho, Subdiretora-Geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), fala em entrevista à AGROTEC dos desafios da instituição, mas também dos produtos fitossanitários e do ponto de situação atual em relação à formação. A responsável destaca ainda a importância da Proteção Integrada, obrigatória na União Europeia (UE) desde 1 de janeiro de 2014. Considera ser fundamental «encontrar, com os agricultores, alternativas à luta química››.
Também João Coutinho, professor catedrático na área de fertilidade do solo, docente e responsável pelo Laboratório de Solos e Plantas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), aborda o laboratório que funciona nesta universidade desde 1979 para apoio à investigação e ao setor agrícola.
O laboratório, que recebeu o nome de Joaquim Quelhas dos Santos, numa homenagem ao trabalho desenvolvido por este professor na área da química agrícola e fertilidade do solo, é o mais avançado a nível de automação e robotização em matéria de análise de solos e de plantas.
Conte ainda nesta edição com muitos artigos técnico-científicos, entre os quais, destacamos:
– Retrospetiva frutícola: região Douro Sul
– Leguminosas na gestão do solo dos olivais
– Xylella Fastidiosa
– Tumores em Ruminantes
– O efeito dos microrganismos eficientes no processo de compostagem
Juntamente com a AGROTEC 26, conte ainda com os Suplementos Pequenos Frutos 22, este dedicado ao Morango, e com a Grandes Culturas 10, dedicada ao Milho.
Para renovar ou adquirir a assinatura anual da AGROTEC ou a edição número 26 isoladamente, clique aqui.